top of page
CISTOS E NÓDULOS

As nodulações (nódulos) na mão e no punho são frequentes e, em sua maioria tem caráter benigno. Contudo, esses quadros necessitam de um acompanhamento especializado para a realização de procedimentos como a biópsia (caráter benigno ou maligno) e ressecação (remoção).

CISTO NO PUNHO E NA MÃO

Chamamos de "cisto sinovial", o nódulo geralmente benigno. Aparece em forma de “bolinha” em relevo no punho e na mão. Pode ser doloroso ou não e tem um componente estético importante, causando desconforto e até vergonha em alguns pacientes. O principal problema do cisto é a diminuição da mobilidade e da força da articulação. Precisa de tratamento com médico especialista em cirurgia da mão para a retirada segura e completa recuperação.

 

Como tratamento pode-se realizar a ressecção cirúrgica do cisto, que pode ser por via aberta ou por vídeo (artroscópica). A cirurgia também é útil para o diagnóstico preciso, através da biópsia do material retirado (exame anatomopatológico).

 

DOENÇA DE DUPUYTREN

Normalmente o primeiro sinal da doença é o aparecimento de nódulos na palma da mão. É uma doença crônica e benigna, que atinge os tecidos moles (ligamentos e fáscias) de maneira progressiva.

 

Os nódulos não causam dor, mas formam irregularidades na pele, onde notamos pequenos afundamentos. Com o passar do tempo, esses nódulos acabam se conectando e formando cordas que vão da palma da mão aos dedos. Essas cordas se encurtam e o paciente perde a capacidade de esticar os dedos, ficando com dificuldade de realizar tarefas simples, como lavar o rosto ou colocar a mão no bolso.

 

Como tratamento podemos fazer o acompanhamento, pois na fase inicial da doença, quando ainda não há prejuízo da função das mãos, não há tratamento efetivo. Na fase avançada, quando já não é possível esticar completamente os dedos, o tratamento cirúrgico está indicado, através da remoção do tecido doente.

cisto2.png
concreto
Agende a sua consulta

Siga

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page