FRATURAS DE MÃO E PUNHO
Essas são as lesões traumáticas mais comuns, quando apoiamos as mãos como reflexo durante uma queda. Geralmente ocorre fratura que necessita de tratamento urgente. Para o tratamento de fraturas de mão e punho, geralmente é feito o tratamento conservador, somente com imobilização. Se necessário, pode-se avaliar o procedimento cirúrgico. Em todos os tipos de fraturas é necessário o acompanhamento do médico até que ocorra a consolidação e recuperação do membro, podendo ser prescrita fisioterapia.
FRATURA DE RÁDIO DISTAL
É a fratura mais comum no punho. O tratamento pode ser não cirúrgico, através do uso de imobilizações; ou cirúrgico, pelo uso de placas, parafusos, fios de Kirchner, fixador externo, entre outras mobilidades, a depender do caso.
FRATURA DE ESCAFOIDE
É uma fratura localizada dentre os pequenos ossos no punho/carpo e ocorre comumente em quedas onde a mão espalmada vai de encontro ao solo. O tratamento, na maior parte dos casos, é cirúrgico com a colocação de um parafuso.
FRATURA DE FALANGES
É uma fratura nos dedos que requer tratamento com especialista, pois quando não realizado de forma correta, pode gerar limitação funcional como rigidez, deformidades e até perda de movimento. O tratamento pode ser conservador com uso de gesso ou órteses, ou cirúrgico, através da colocação de parafusos, fios e placas.
LESÕES LIGAMENTARES DO PUNHO E LUXAÇÃO DO PUNHO
Estas lesões levam a uma alteração da biomecânica entre os ossos do punho, e, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, poderão gerar limitações definitivas. O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico, através do reparo e reconstrução dos ligamentos lesionados e proteção com fios.
FRATURA DE METACARPOS
É um trauma ocasionado pelo mecanismo do soco, e, se não tratada adequadamente, pode levar a um prejuízo na força de “pega”, além de desvio rotacional dos dedos. Para o tratamento, o uso de órteses (prótese imobilizadora personalizada) é apropriado para alguns tipos de fraturas. Se indicada cirurgia, é feita uma osteossíntese através de placas, parafusos, mini hastes, a depender do tipo de fratura.
LESÕES DE PONTA DE DEDO
São lesões que ocorrem devido a algum ferimento corto contuso como ferimento por faca, ou prenssamento em porta, por exemplo. O tratamento é diversificado e inclui, além da administração de antibióticos adequados, aplicação de curativos e/ou reconstrução cirúrgica.
LESÕES DE TENDÃO
Uma lesão de tendão pode ocorrer de duas formas: acometer os tendões flexores, que levam a flexão do punho, polegar e dedos; ou os tendões extensores, que provocam a extensão. O tratamento cirúrgico é indicado para o reparo ou a reconstrução das estruturas lesionadas, visando a um melhor retorno da função.
LESÕES NOS LIGAMENTOS DE DEDOS
Em uma lesão de ligamento de dedo pode ocorrer uma luxação, com ou sem fratura, e nestes casos o tratamento urgente é realizado com redução e estabilização articular. A estabilização pode ser por meio não cirúrgico, através de imobilização específica, ou através de cirurgia, através de osteossíntese com placa, fios, parafusos, a depender do caso.
![fratura-de-radio1.png](https://static.wixstatic.com/media/1f70bf_4f0812fcbf7249dfaa3172135736d37e~mv2.png/v1/fill/w_390,h_379,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/fratura-de-radio1.png)
![concreto](https://static.wixstatic.com/media/a8e1f3e15ccb41b88df85a10bb90531a.jpg/v1/fill/w_569,h_483,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a8e1f3e15ccb41b88df85a10bb90531a.jpg)