top of page

Cisto sinovial: um problema de tratamento ambulatorial

Atualizado: 5 de abr. de 2022



Chamamos de Cisto Sinovial a “bolinha” que surge, mais frequente, no punho e na mão. Pode ser doloroso e tem um componente estético importante. Selecionamos as principais dúvidas de pacientes, confira!


O que causa um cisto sinovial?

Articulações e tendões são estruturas que dependem de movimento para funcionar. Para favorecer essa mobilidade, um líquido recobre esses tecidos (líquido sinovial), funcionando como uma espécie de óleo lubrificante. Os cistos se formam quando esse líquido extravasa da articulação ou da bainha dos tendões. Na tentativa de conter esse vazamento, o organismo forma uma cápsula, que é o cisto.


Tem problema em estourar o cisto sinovial?

O cisto sinovial acomete frequentemente a região dorsal do punho. Se ele estourar, irá provocar uma reação inflamatória local, com presença de dor e não resolverá o problema.


Pode espremer o cisto?

Não. Espremer o cisto irá causar uma lesão em outros tecidos, e agravar ainda mais o quadro. Não resolverá o problema, e igual você precisará ir ao médico.


Porque o cisto sinovial dói?

O cisto sinovial é como uma hérnia da articulação e contém líquido em seu interior, o próprio líquido sinovial que faz parte da articulação. Normalmente o cisto é indolor, mas quando cresce exageradamente e comprime nervos cutâneos adjacentes pode provocar dor. Lembramos que mascarar a dor com medicação não resolve, é necessário fazer a ressecção (remoção) correta do cisto, essa remoção é ambulatorial e deve ser feita por um médico.


Quem trata o cisto sinovial na mão e punho?

O médico ortopedista é indicado, e também o cirurgião da mão. Cabe ressaltar que nem todo abaulamento ou nodulação é cisto sinovial, por isso, o acompanhamento especializado é fundamental.


Como tratar cisto sinovial na mão, dedos ou punho?

É necessário avaliação médica para ver qual será o tratamento mais indicado.

Na presença de dor, crescimento, ou por razões estéticas, pode-se realizar a ressecção (remoção) cirúrgica do cisto, que pode ser por via aberta ou por vídeo (artroscópica). A cirurgia também é útil para o diagnóstico preciso, através da biópsia do material retirado (exame anatomopatológico). Em alguns casos, recomenda-se também, sessões de fisioterapia para recuperar o membro.


Como é feita a aspiração de cisto sinovial?

A aspiração, ou punção, é feita com uma agulha no interior da região afetada, sendo aspirada por uma seringa. Esse é um procedimento que praticamente não provoca nenhuma dor, e é capaz de resolver metade dos casos de cisto sinovial. O procedimento é simples e ambulatorial, feito por um médico especialista.


O cisto sinovial é um problema que pode ser resolvido no ambulatório, nos casos em que não é necessário realizar uma cirurgia. Conte com a Dra Deborah Lopes para um procedimento seguro. Agende a sua consulta pelo telefone (85) 4011-0100 – Pronto Atendimento do Hospital Gênesis.

bottom of page