![](https://static.wixstatic.com/media/1f70bf_4f405d85c8434e4c8204ffaee54f8057~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_100,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/1f70bf_4f405d85c8434e4c8204ffaee54f8057~mv2.jpg)
O que é dedo em gatilho?
É uma patologia em que um dedo fica preso em uma posição dobrada. O dedo fica travado ao realizar o movimento de abrir e/ou fechar as mãos. O engatilhamento ocorre devido a uma dificuldade que o tendão flexor do dedo enfrenta ao passar por um sistema de polias, que são como ligamentos, que juntos formam túneis na palma da mão, e podem estar espessados. Quanto mais o dedo engatilha, mais inflamados os tecidos ficam, entrando num círculo vicioso.
Qual é a causa para dedo em gatilho?
O dedo em gatilho ocorre devido a uma inflamação no dedo afetado. Os grupos de risco incluem mulheres, pessoas com diabetes ou artrite e pessoas que fazem muito esforço com as mãos em suas atividades regulares.
Quais são os sintomas de dedo em gatilho?
Os sintomas incluem rigidez, sensação de estalo ou clique, e sensibilidade no dedo afetado.
O que provoca o dedo gatilho?
O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento, por isso o recomendado é agendar uma consulta imediatamente.
O que fazer quando o dedo está em gatilho?
Deve-se agendar imediatamente uma consulta com médico ortopedista ou cirurgião da mão.
Algumas atitudes podem aliviar a dor, até o momento da consulta chegar, como:
Aplicar compressas quentes ou calor local com água morna, principalmente pela manhã;
Usar gelo por 5 a 8 minutos no local para aliviar o inchaço durante o resto do dia;
Passar pomada anti-inflamatória com Diclofenaco na composição, por exemplo, para reduzir a inflamação e a dor;
Proteger os dedos de movimentos repetitivos com as mãos, incluindo movimentos que geram vibrações.
Quem é o médico que trata dedo em gatilho?
O tratamento é feito por um cirurgião da mão. Geralmente o problema é diagnosticado pelo médico e não requer exames de imagem e laboratoriais. Contudo, o médico pode fazer exame clínico na consulta.
Qual é o tratamento para dedo em gatilho?
O tratamento conservador é realizado através de exercícios com terapia de mão, uso de anti-inflamatório e infiltrações no local da polia. Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico está indicado, através da liberação minimamente invasiva da polia acometida.
O dedo em gatilho é uma patologia que tem solução. Conte com a Dra Deborah Lopes para um procedimento seguro. Agende a sua consulta pelo telefone (85) 4011-0100 – Pronto Atendimento do Hospital Gênesis.