top of page

Dor e formigamento nas mãos podem ser Síndrome do túnel do carpo

Atualizado: 5 de abr. de 2022



A Síndrome do túnel do carpo limita as atividades de vida diária, causando dormência, formigamento ou fraqueza na mão. Confira as dúvidas mais comuns sobre a doença.

Como saber se estou com túnel do carpo?

Presença de formigamento ou dormência nos dedos, na palma da mão e até mesmo no antebraço. Esses são sintomas comuns na síndrome do túnel do carpo, problema causado pela compressão do nervo mediano. O túnel do carpo é uma passagem por onde o nervo corre junto com tendões que vão para os dedos desde o antebraço até a palma da mão.


Quais são as principais limitações de movimentos que os pacientes com a síndrome do túnel do carpo apresentam?

O comprometimento motor geralmente se restringe ao músculo abdutor curto do polegar. Os demais músculos inervados pelo nervo mediano (adutor e flexor curto do polegar) ou tem inervação dupla pelo nervo ulnar ou são compensados pelos músculos longos do antebraço.

Qual a diferença entre tendinite e síndrome do túnel do carpo?

Tendinite é uma inflamação dos tendões onda há dor. Túnel do carpo é uma síndrome em que os tendões, nervos e vasos que passam pelo túnel do carpo (localizada no pulso) são comprimidos por causa de um aumento no tamanho dos músculos que passam através deles.


O que piora a síndrome do túnel do carpo?

Geralmente, a síndrome do túnel do carpo piora ao longo do tempo desde que surge, podendo ocorrer devido a fraturas, doenças, como diabetes ou doenças autoimunes, ou ser consequência da realização de movimentos repetitivos.


Qual fator de risco no trabalho está diretamente associado ao síndrome do túnel do carpo?

De acordo com pesquisas, a síndrome do túnel do carpo está associada aos fatores de risco de natureza ocupacional: posições forçadas e gestos repetitivos.


Quais as atividades que a síndrome do túnel do carpo pode prejudicar?

  • Tocar instrumentos musicais.

  • Trabalho com montagem de kits.

  • Crochê, bordado e outros trabalhos manuais.

  • Trabalho com ferramentas vibratórias, como motosserras.


O que acontece se não tratar a síndrome do túnel do carpo?

Quando não tratada, a síndrome do túnel do carpo pode causar atrofia do nervo e dos músculos da mão, além de perda da força para segurar objetos.


Qual é o médico que cuida da síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é um problema relacionado a sintomas na mão. Sendo assim, os especialistas que podem acompanhar e tratar essa condição são os ortopedistas e cirurgiões da mão.


Qual exame detecta síndrome do túnel do carpo?

Com relação ao exame físico, os testes convencionais para o diagnóstico da doença são o teste de Tinel e o teste de Phalen. No teste de Tinel é feita uma percussão sobre a região do nervo mediano, que resulta em uma disestesia na região deste nervo. O teste de Phalen avalia se há compressão do nervo mediano, onde pede-se ao paciente para fazer uma flexão máxima dos punhos por até 60 segundos.


Como aliviar o formigamento do túnel do carpo?

A consulta com médico cirurgião da mão NÃO pode ser substituída pelas técnicas citadas abaixo, visto que se a doença não for corrigida de forma adequada poderá resultar em danos irreversíveis nas mãos. Em alguns casos, devemos lembrar que somente a cirurgia resolve o problema. Contudo, hoje existem técnicas modernas que o cirurgião da mão pode utilizar para corrigir sem a necessidade cirúrgica.


  • Compressa gelada sobre o pulso pode reduzir o inchaço e aliviar a sensação de formigamento nas mãos;

  • Tala rígida serve para imobilizar o pulso, especialmente enquanto dorme, reduzindo o desconforto provocado pela síndrome;

  • Fisioterapia onde podem ser usados aparelhos, exercícios, massagens e mobilizações para reabilitar o membro;

  • Remédio anti-inflamatório ajuda a reduzir a inflamação no pulso e aliviar o sintoma de dor;

  • Injeção de medicação no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês. Esta deve ser aplicada pelo médico.


Quantos dias de atestado para síndrome do túnel do carpo?

Se não for recomendada a cirurgia, geralmente o tempo de afastamento das atividades são de 10 dias, com alguns cuidados: usar tala para imobilizar o punho, tomar a medicação prescrita e fazer fisioterapia para recuperação dos movimentos. No caso da cirurgia, a recuperação necessita de mais tempo, e diversas revisões até a cura total.


A síndrome do túnel do carpo é uma doença que tem solução. Conte com a Dra Deborah Lopes para um procedimento seguro. Agende a sua consulta pelo telefone (85) 4011-0100 – Pronto Atendimento do Hospital Gênesis.

bottom of page